Câncer abre o Solstício de Inverno, época no hemisfério sul em que somos convidados à intronspecção, a rever nossos planos, a nos recolhermos em nossa intimidade e ficarmos aconchegados em nosso lar, assim como o caranguejo.

Sempre que falamos de um signo devemos nos remeter para a sua simbologia e ao que ela representa e significa. O símbolo de Câncer é o caranguejo. Ao imaginarmos esse crustáceo, deparamo-nos com uma imagem de um animal de casca dura, que tenta se proteger com vigor quando se sente ameaçado, utilizando suas poderosas garras. Defende-se como se aquela casca fosse sua própria casa; quando conseguimos, entretanto, pegá-lo e o viramos para cima percebemos que ele tem uma carne bem molinha e que é mais sensível do que imaginávamos a princípio.

Assim também agem os cancerianos. São pessoas que tentam se proteger, buscando segurança em tudo que fazem, ou seja, tudo para eles precisa ser conhecido e familiar para que seja confortável e confiável. Por essa razão os cancerianos são muito vinculados à família, ao clã que pertencem, como se isso, de alguma forma lhes trouxesse esse sentido de proteção e conservação. Se os cancerianos não estabelecem esse vínculo com sua própria família (a de origem ou a que criou), vão exercer esse papel com grupos, com seu país ou até com seus projetos. A necessidade de proteção vem vinculada à necessidade instintiva da segurança. Por isso também são voltados ao passado como uma forma de resgatar os sentimentos que já experimentaram e as experiências que viveram, pois há segurança no que já aconteceu (sentimento de continuidade com o passado).

Internamente, como o caranguejo, são pessoas extremamente sensíveis, amáveis, criativas, musicais, artísticos, dóceis, gentis e delicadas. Cancerianos, assim como os escorpinianos e piscianos, precisam de motivação emocional em tudo o que fazem (não podemos esquecer que o elemento água está vinculado às emoções).

A Lua rege este signo e, assim como ela tem quatro fases, os cancerianos também são pessoas de fases. Oscilam seu humor (podendo ter essa variação em um único dia), oscilam seus desejos, sentimentos, temores e intuições. Por isso podem ser muito vulneráveis ( também se influenciam muito pelo meio em que estão). Essa sensibilidade também se traduz no receio enorme de serem rejeitados e humilhados, pois não gostam de serem julgados pelas pessoas. Se não fortalecem sua auto-estima, os cancerianos podem efetivamente usar sua “carapaça” e se fecharem a tudo e todos como forma de autoproteção.

Todos os signos de água, por terem as emoções transbordando sabem manipulá-las muito bem e os cancerianos são mestres em usar seu instinto, mexendo nos sentimentos das pessoas com um objetivo determinado (a famosa chantagem emocional). E podem fazer isso com tanta naturalidade que nem eles percebem esse poder manipulativo.

Câncer também está ligado à imagem e ao mito da Mãe. A princípio, mãe é aquela que cuida, que alimenta, que dá carinho e proteção. Os cancerianos, por sua vez, exercerão esse papel. São aquelas pessoas que gostam de nos nutrir e essa nutrição pode ser tanto física (muito difícil você ir a casa de um canceriano e sair sem comer nada), como afetiva.

Todavia, se o canceriano não entender que a sua forma de dar afeto é nutrindo o outro e sua forma de receber afeto é sendo nutrido pelo outro, ele pode se recolher ou negar esse seu maravilhoso lado carinhoso. E afinal de contas quem não gosta de um carinho, de um chamego, de ir a casa de um amigo que lhe preparou aquela sopinha quente? E os cancerianos sabem fazer isso muito bem.

Cancerianos não gostam de ficar muito tempo fora de casa (sempre dão um jeitinho de dar uma passadinha por ela durante um dia corrido, nem que seja para tomar um rápido banho); não gostam também de pessoas muito agitadas, agressivas e de horários rígidos. Outra coisa que tira o canceriano do sério são brigas em família e gestos de ingratidão. E detalhe curioso: não deixe seu canceriano comer sozinho- ele simplesmente detesta!

Período: 22 de junho a 23 de julho

Regente: Lua

Elemento: Água

Corpo Humano: Estômago, sistema linfático, seios, glândulas mamárias

Cores: branco, prata, cinza, azul prateado

Pedras: pedra da Lua, Opala, Cristal, pérola, diamante

Cancerianos famosos: Tom Cruise, Gisele Bündchen, Princesa Diana, Malu Mader, Raul Seixas, o pintor Modigliani.

Filmes cancerianos: Em Algum Lugar no Passado, E o Vento Levou, Laços de Ternura, Parente é Serpente, Poderoso Chefão.

Busca