Na entrada do Sol no signo de Capricórnio temos também o início do Inverno no hemisfério norte. Capricórnio é regido pelo planeta Saturno, símbolo da responsabilidade, das regras, da severidade. O inverno pede reflexão e recolhimento, mas também é o momento de usufruirmos as conquistas que fizemos nos meses antecessores.

Podemos imaginar a fábula da cigarra e da formiga. Os capricornianos são as formigas que trabalharam o ano todo e acumularam o alimento para que no inverno, quando não houvesse mais o que comer, eles pudessem ficar sossegados e seguros, usufruindo o que conquistaram com o esforço do seu trabalho.

Capricórnio é representado pela imagem da cabra subindo a montanha. É um símbolo muito apropriado para este signo batalhador, pois eles sabem que só se chega ao topo da montanha, ou seja, só se atinge o objetivo, quando se tem força e disciplina.

O antigo símbolo de Capricórnio era a cabra com rabo de peixe (o peixe representa a ligação com a espiritualidade e com o coletivo). Este símbolo não pode ser dissociado da imagem capricorniana, pois os nascidos sob este signo, se não conscientemente, mas de alguma forma, sabem que o esforço do trabalho, da batalha, de ser tão responsável e sério é também o caminho da libertação, de estar mais perto de Deus. Eles sabem que o trabalho enobrece e dignifica e que cada degrau conquistado nos aproxima da nossa divina essência. E que não estamos na Terra só de passagem.

Por serem de um signo de elemento terra, os capricornianos são muito integrados ao cotidiano, a viver no plano material, sabendo lidar com a realidade, aceitando e desenvolvendo habilidades de sobrevivência e lidando bem com as limitações e obstáculos que a vida impõe.

Capricornianos não se abatem por pouca coisa e tampouco desistem de seus objetivos com facilidade. São persistentes, determinados, eficientes, têm muita força de vontade e ambição. Se destacam pela capacidade de trabalho e por honrar os compromissos firmados, dando sua palavra e esperando o mesmo dos outros. Avaliam o caráter das pessoas pela capacidade que têm de honrar seus compromissos. Têm poder de síntese e visão crítica. São práticos e pacientes, precisando de rotina.

São responsáveis e, portanto, pontuais. Resistentes, podem prezar mais pelo trabalho do que pelo lazer.

Com bastante sérios, mas com o tempo e a maturidade vão aprendendo a relaxar mais.

Prezam pela auto-imagem e querem ser respeitados pela sociedade. Querem ser melhor em tudo que fazem e isto faz com que se autocobrem em demasia.

Podem ocupar cargos de chefia porque além de responsáveis, são ambiciosos, trabalham muito, respeitam a hierarquia e as normas, analisam bem as perspectivas globais e são disciplinados. Gostam do sucesso, sabendo que ele é possível quando fruto do trabalho.

A responsabilidade também de estende à família e aos relacionamentos sociais. Tentam construir uma reputação e manter seus princípios.

Saturno ou Cronos, senhor do tempo, rege o signo e atua sobre os capricornianos. Assim, eles são ligados a horários, agendas, cronogramas e não lidam bem com o inesperado. Sabem que tudo tem seu tempo e o utilizam muito bem. Vivem o hoje, aqui e agora. E assim lidam bem com os limites.

Evitam exageros, são elegantes, tanto para falar como para se vestir. Adotam uma linha mais conservadora e tradicional.

No amor levam sua objetividade e praticidade. Não divagam e são sinceros quando falam que amam, pois não gostam do incerto. Mas tendem a se controlar demais e podem deixar a espontaneidade do momento passar. Isto gera insegurança e timidez. Quando amam são fiéis e gostam de um amor mais calmo, sem grandes arroubos. Por estarem muito compromissados com seus objetivos de vida podem até optar por ficarem sós. Também quando sofrem decepções afetivas se retraem, pois o terreno das emoções não lhes é tão confortável. Emoções não têm normas e nem limites.

Analisando pela perspectiva da polaridade negativa, quando os capricornianos não usam suas potencialidades, eles podem se limitar muito. E em função de só cumprir as normas que eles mesmos se estabelecem ou por querer atingir seus objetivos de vida a qualquer custo, podem se tornar amargos, pessimistas, terem dificuldades de se relacionar.

A necessidade de controlar os sentimentos pode gerar muita timidez. E a vontade de chegar ao topo da montanha se transforma em ambição desmedida e/ou avareza, que pode ser tanto financeira quanto afetiva.

Muitos capricornianos viveram histórias de vida difíceis, principalmente na infância. E se isto não for bem elaborado durante a vida pode virar depressão, melancolia e pessimismo.

Muitas vezes traduzem o pessimismo como realismo, o que não é a mesma coisa. E ficam sempre preocupados e com medo de fracassar; aí se cobram muito, exigem muito dos outros e geram mau-humor e rabugice.

Capricornianos detestam precipitações, histeria, falta de educação, atrasos, irresponsabilidades, imaturidades, protecionismos, hesitações e falta de reconhecimento.

Os capricornianos nos mostram a força de vontade, a determinação para atingirmos nossos objetivos e a responsabilidade que devemos ter para encarar nossos compromissos. O principal compromisso de nossas vidas deve ser o nosso aprimoramento físico, moral e espiritual. Que possamos seguir o exemplo de Capricórnio e atingirmos o alto da montanha!

Período: de 22 de dezembro a 20 de janeiro

Regente: Saturno

Polaridade: Yin

Elemento: Terra

Símbolo: Cabra

Metal: chumbo

Pedra: ônix/turquesa

Cor: marrom/cinza-escuro/preto

Frase: Eu utilizo

Palavra: Ambição

Anatomia: joelhos, estrutura óssea, cabelos, dentes, unhas, juntas, pele, cartilagens

Atividades: agricultores, políticos do Poder Executivo, construtores, executivos, funcionários públicos, mestres de obras, engenheiro civil, alpinistas,dentistas.

Filmes: Poderoso Chefão, O Piano, O Pianista, Central do Brasil.

Sagitarianos famosos: Jô Soares, Federico Fellini, Marlene Dietrich, Josef Stálin, Joana D’Arc, Rita Lee, Aristóteles Onassis, Euclides da Cunha, Louis Pasteur, Cary Grant, Martin Luther King.

Busca